Centro de Ciências Naturais e Exatas

Primeiramente, foi chamado de Centro de Estudos Básicos e, abrangia as áreas de ciências naturais e exatas, de ciências bióticas, de ciências sociais e de humanidades. Era composto por onze departamentos e seis coordenações. Em 30 de julho de 1978, pela Resolução nº 11/78, o Centro de Estudos Básicos passou a denominar-se Centro de Ciências Naturais e Exatas.
A atual estrutura do Centro ficou regulamentada pelo Estatuto homologado em 10 de Janeiro de 1983, o qual determinou a subdivisão do CCNE em seis departamentos: Departamento de Biologia, Departamento de Estatística, Departamento de Física, Departamento de Geociências, Departamento de Matemática e Departamento de Química.
Sendo assim, o CCNE possui, hoje, nove cursos de graduação: Ciências Biológicas, Estatística, Geografia, Física, Matemática, Meteorologia, Química Bacharelado, Química Industrial e Química Licenciatura. Há também dez programas de pós-graduação relacionados com cada curso. Possui 05 órgãos de apoio, além de 02 órgãos suplementares que o ligam com a comunidade: Ciência Viva e Jardim Botânico.
Os cursos do centro encontram-se espalhados em 05 prédios diferentes do campus universitário, os prédios 13, 16, 17, 18 e 19, o que contabiliza cerca de 150 salas de aula e, aproximadamente, 30 laboratórios.
Em 2003 o CCNE recebeu novo anexo, alguns laboratórios sofreram restaurações e receberam novos equipamentos. Em 2009, foi concluído mais um anexo, abrigando o Curso de Estatística, e em 2010 foi construído o Anexo13-B, designado para atender o Programa de Pós-graduação em Educação e Ciências: Química da Vida e Saúde e o Ciência Viva.
Atualmente, o CCNE é considerado um dos maiores Centro da Universidade. Pela qualidade, é tido como um dos grandes pólos de pesquisa da UFSM e, por esse motivo, é tão importante no meio acadêmico. Há mais de três décadas o CCNE apresenta concretizações científicas colaborando tanto para o desenvolvimento da UFSM como da sociedade na qual se encontra inserido.
A Biblioteca Setorial do CCNE iniciou suas atividades de implantação, processamento técnico e organização do acervo em 05 de Dezembro de 1994. Desde então, atende à comunidade acadêmica com empréstimo de livros e disponibilização de sala de estudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário